12 de janeiro de 2012

Proclamação do DIA MUNDIAL do YOGA no Solstício - Junho, 21



As Grandes Linhagens do Yoga da Índia e os Grandes Mestres do Yoga da Índia reuniram-se em 2011, Dezembro, 4 e 5, em Bengaluru / Índia – nas instalações da Art of Living Foundation, a convite de Shrí Shrí Ravi Shankar e do Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga.

Durante esta Cimeira foi Proclamado o Dia Mundial do Yoga no Solstício – Junho, 21 – o Dia da Luz e da Sabedoria a ela associado – e com o apoio da Hindu Dharma Acharya Sabha, e da S-VYASA Vivekánanda Yoga University – é uma data que não celebra qualquer acontecimento humano, mas é um Auspício Cósmico, um Dia que realça a relação entre a Terra e o Sol, e por consequência com a Galáxia e o Cosmos, e é cantado em todas as Culturas que sempre se inquietaram com a observação e estudo da Envolvente onde se inserem, em todos os tempos e em todos os continentes.

A Cimeira foi impressionante não só porque fez-se o que nunca tinha sido feito, pois na História da Índia, os Grandes Mestres do Yoga nunca se tinham encontrado (na Índia), mas também pelos grandes planos para o desenvolvimento pessoal e Paz Mundial que ocorreram durante este Evento Mundial.

Momentos altos desta Cimeira foram a Declaração de B.K.S. Iyengar: “…na minha qualidade de Professor do Yoga mais antigo da Índia, e do Mundo, e como Presidente da única Instituição do Yoga criada pelo Governo da Índia, a Associação de Professores do Yoga da Índia, e nomeado pelo Governo Indiano – proclamo o Dia Mundial do Yoga no Solstício de Junho, 21”; e também a Proclamação feita no final dos trabalhos por todos os Grandes Mestres e Professores presentes – reforçada com a vocalização de um ` / (OM) contínuo, com todos os presentes de pé e de mãos dadas.

O Dia Mundial do Yoga – uma iniciativa da Confederação Portuguesa do Yoga e do seu Presidente, existe de facto, eé comemorado desde 2001/2002 em Portugal, e em muitos outros locais do Mundo. As demarches para que sejaoficializado em instâncias Nacionais e Internacionais (UNESCO/ONU) agora redobrarão por parte dos representantes do Yoga de Portugal e da Índia.

Para mais informações contacte:
CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DO YOGA
SITE: www.Yoga-Samkhya.pt   
Facebook: CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DO YOGA